Instalar Certificado SSL no CPanel (Paper Lantern)

Se você possui um site institucional ou uma loja virtual, deve saber que os visitantes e futuros compradores estão cada vez mais exigentes, verificando todos o aspectos da sua página antes de enviar qualquer informação pessoal.

O Certificado SSL é a primeira verificação a ser feita, ele torna segura a conexão entre o usuário e o servidor que hospeda o site, possibilitando a troca de informações sensíveis como números e senhas de cartões de crédito sem a possibilidade de interceptação.

Se você já comprou o seu Certificado SSL e está usando o cPanel, vou te mostrar como instalar o certificado corretamente.

Instalar Certificado SSL no cPanel

Antes de qualquer coisa você precisa gerar uma Solicitação de Assinatura do Certificado (CSR), esse é o arquivo de requisição do certificado para a autoridade certificadora, ele contém informações sobre o domínio e servidor onde o certificado será instalado.

Você pode gerar este arquivo dentro do painel cPanel sem problemas, basta preencher um pequeno formulário e os dados serão salvos dentro do painel.

Gerando a Solicitação de Assinatura do Certificado (CSR)

1- Acesse o cPanel em seguida procure pela opção “SSL/TLS” no menu de navegação.

instalar-certificado-ssl-passo-1

2- Dentro do painel de “SSL/TLS” selecione a opção “Gere, exiba ou exclua solicitações de assinatura do Certificado SSL“.

instalar-certificado-ssl-passo-2

3- Na página seguinte você verá um formulário, preencha o máximo de informações possíveis sobre o seu negócio, aqueles campos que contém * são obrigatórios.  No campo domínio você deve preencher sem o www para que o certificado seja emitido corretamente, caso esteja instalando um certificado Coringa (Wildcard) coloque *.seudominio.com.br.

4- Assim que você preencher o formulário corretamente e gerar o CSR, todos os dados gerados estão salvos no cPanel e você pode ver entrando na opção “Gere, exiba ou exclua solicitações de assinatura do Certificado SSL” novamente.

instalar-certificado-ssl-passo-5

Agora que o CSR já foi gerado e salvo você pode começar o processo de emissão com a empresa na qual você comprou o certificado, ela irá enviar os arquivos do certificado para você.

Instalando o Certificado SSL

1- Acesse novamente a opção “SSL/TLS” do menu de navegação do cPanel, porém desta vez selecione “Gerencie Sites SSL“.

instalar-certificado-ssl-passo-6

2- Selecione o domínio que você deseja instalar o certificado.

instalar-certificado-ssl-passo-7

3- Insira o CRT que você recebeu da autoridade certificadora por e-mail e clique em “Preencher automaticamente por certificado” em seguida “Instalar Certificado“.

instalar-certificado-ssl-passo-8-2

Pronto! Seu certificado SSL já está instalado.

Agora que a instalação está completa você precisa configurar seu site para abrir com o protocolo HTTPS, pois o cPanel não fará isso automaticamente.

Para isso o desenvolvedor do seu site deve apontar todos os links e imagens para https:// ao invés de http://

Até a próxima pessoal.

Hospeda Meu Site - https://hospedameusite.com.br - Todos os direitos reservados